Algumas Características das Idades entre 1 a 5 anos
1 ano
- Período de descoberta de si e dos outros. A criança aprende a reconhecer o mundo com a ajuda de textura, cheiros, sons, tamanho, profundidade e flexibilidade.
- Desenvolvendo a motricidade, a criança é capas de empilhar cubos, de pegar e entregar o objeto para alguém.
- Começa a entender o significo das expressões: bater palma, dar adeus.
- Responde ao seu nome. Expressa a linguagem nomeando objetos e pessoas próximas. Na tentativa de imitar adultos, muitas falam jargões.
- No vestuário, a criança ainda não é capaz de manipular botões e laços; por isso, é importante que as roupas sejam confortáveis para diminuir o estresse.
- Começa a cooperar com a pessoa que a veste.
2 anos
- Afirmações, valores e comportamentos dos adultos acabam influenciando de forma significativa na construção da identidade das crianças.
- Esta é a fase do desequilíbrio em relação à personalidade, pois é uma faze de transição (fase da onipotência)
- Quanto ao vestuário, é uma época ruim de mudanças pois só aceita aquilo que está acostumada.
3 anos
- Surge o jogo de imitação e do "faz de conta", atribuindo vida aos objetos e tendo, ainda o adulto como exemplo e modelo.
- Fase do equilíbrio em relação à personalidade, aceita sugestões.
- O vestir-se se modifica devido ao progresso de saber desabotoar. Dependendo do humor, tenta se vestir com menos ajudo dos adultos, mas não consegue distinguir a frente das costas.
04 anos
- O vocabulário vai se ampliando numa estreita relação com o meio estimulante.
- A linguagem é normal, sem distúrbios.
- As diferenças entre menino e menina começam a se evidenciar.
- A criança é capaz de alternar os pés ao descer as escadas, reconhece e nomeia as cores.
- Ela já consegue se vestir com mais facilidade, mas, mesmo assim, ainda encontra dificuldades com algumas peças.
5 anos
- A criança é curiosa, faz muitas perguntas. Fase dos "por quês?" , do "como?" e do "conta outra vez".
- A criança é capaz de copiar um círculo e um quadrado de um modelo.
- Ela pode pular em um pé só e andar de bicicleta.
- Desenvolver senso crítico e passa a ter um entendimento da realidade ampliado.
- Ela já consegue se vestir com mais facilidade, mas, mesmo assim, ainda encontra dificuldades com algumas peças.
* Obs.: Os momentos descritos apenas demonstram um padrão geral de desenvolvimento psicopedagógico. Os dados correspondem a uma análise de diversos profissionais que entendem e respeitam a infância.
0 comentários:
Postar um comentário