sábado, 6 de fevereiro de 2010

Vida 1 à 6 anos


Algumas Características das Idades entre 1 a 5 anos

1 ano 



  • Período de descoberta de si e dos outros. A criança aprende a reconhecer o mundo com a ajuda de textura, cheiros, sons, tamanho, profundidade e flexibilidade.
  • Desenvolvendo a motricidade, a criança é capas de empilhar cubos, de pegar e entregar o objeto para alguém.
  • Começa a entender o significo das expressões: bater palma, dar adeus.
  • Responde ao seu nome. Expressa a linguagem nomeando objetos e pessoas próximas. Na tentativa de imitar adultos, muitas falam jargões.
  • No vestuário, a criança ainda não é capaz de manipular botões e laços; por isso, é importante que as roupas sejam confortáveis para diminuir o estresse.
  • Começa a cooperar com a pessoa que a veste.



2 anos



  • Afirmações, valores e comportamentos dos adultos acabam influenciando de forma significativa na construção da identidade das crianças. 
  • Esta é a fase do desequilíbrio em relação à personalidade, pois é uma faze de transição (fase da onipotência) 
  • Quanto ao vestuário, é uma época ruim de mudanças pois só aceita aquilo que está acostumada.

3 anos 



  • Surge o jogo de imitação e do "faz de conta", atribuindo vida aos objetos e tendo, ainda o adulto como exemplo e modelo.
  • Fase do equilíbrio em relação à personalidade, aceita sugestões.
  • O vestir-se se modifica devido ao progresso de saber desabotoar. Dependendo do humor, tenta se vestir com menos ajudo dos adultos, mas não consegue distinguir a frente das costas.

04 anos 



  • O vocabulário vai se ampliando numa estreita relação com o meio estimulante. 
  • A linguagem é normal, sem distúrbios.
  • As diferenças entre menino e menina começam a se evidenciar.
  • A criança é capaz de alternar os pés ao descer as escadas, reconhece e nomeia as cores.
  • Ela já consegue se vestir com mais facilidade, mas, mesmo assim, ainda encontra dificuldades com algumas peças. 

5 anos 



  • A criança é curiosa, faz muitas perguntas. Fase dos "por quês?" , do "como?" e do "conta outra vez".
  • A criança é capaz de copiar um círculo e um quadrado de um modelo.
  • Ela pode pular em um pé só e andar de bicicleta.
  • Desenvolver senso crítico e passa a ter um entendimento da realidade ampliado.
  • Ela já consegue se vestir com mais facilidade, mas, mesmo assim, ainda encontra dificuldades com algumas peças.



* Obs.: Os momentos descritos apenas demonstram um padrão geral de desenvolvimento psicopedagógico. Os dados correspondem a uma análise de diversos profissionais que entendem e respeitam a infância.




0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.