ESTIMULE OS PEQUENOS
A CANTAR, A VERBALIZAR
E A SE EXPRESSAR..
Idade: 1 e 2 anos
Objetivos: Despertar
o lado musical da
Criança, estimular
a linguagem oral, a
coordenação motora,
a integração e a
“A Música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar expressões e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silencio.” Foi a partir dessa definição do Referencial Curricular para a Educação Infantil que a Professora Lílian Ferrezin desenvolveu o projeto “Conhecendo mundo através da música” no berçário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A partir de uma seleção de músicas, Lílian propôs atividades em todas as áreas do conhecimento. “Com as canções, desenvolvemos a linguagem oral dos bebês, que ampliaram a percepção auditiva e a expressão corporal. Imitando os gestos ou imitando situações, conseguimos trabalhar com os pequenos em um contexto global e ampliar as possibilidades deles no contato com o mundo ao redor”, explica. Veja as atividades!
ü Em média, as músicas eram cantadas durante uma semana com a turma do berçário antes de iniciadas as atividades.
ü Com esse trabalho, os bebês começaram a verbalizar algumas palavras e a associar as partes do corpo citadas nas canções.
***
“Se eu fosse um peixinho
e soubesse nadar, eu tirava
a _____(mostrar a criança)
do fundo do mar”
1) Ao cantar á música, na pausa “eu tirava a...”, o nome de cada criança era dito pela professora.
“Cantamos várias vezes para todos participarem da brincadeira”, conta Lílian.
2) Depois de familiarizada com a música, a turma do berçário assistiu a pequenos trechos dos filmes “Procurando Nemo”, “Pequena Sereia” e “O Mar não esta pra peixe”.
3) Em seguida, a professora mostrou a eles imagens de vários tipos de peixes em revistas e livros.
“Falávamos do mar, das cores e do tamanho dos peixes. Para trabalhar a expressão corporal, fazíamos gestos juntando as mãos como se nós fossemos peixes nadando, e biquinho com a boca, simbolizando a respiração”, conta Lílian.
4) A Arte também foi contemplada com a proposição de dobraduras coloridas de peixinhos que a professora fazia serem manuseadas durante a música.
***
“Boi da cara preta”
“Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega essa(e) menina(o) que tem medo de careta”
1) As crianças eram colocadas em frente a um espelho e estimuladas a fazer diversas expressões, como a de alegria, tristeza, sono... “Elas conseguiam transformar algo bastante abstrato, como sentimento, em concreto e visualizá-lo a partir das suas expressões”, explica Lílian.
Elas brincavam com a música, dramatizando-a, e a registravam com pinturas e desenhos com giz de cera.
***
0 comentários:
Postar um comentário