Sabemos que brincar é um direito da criança, como apresentam diversos documentos internacionais e nacionais, entre eles a Declaração Universal dos direitos da criança, da ONU. Mas, para entender melhor o brincar, é importante saber que existi cinco grandes pilares básicos nas ações lúdicas das crianças em seus jogos, brincadeiras e brinquedos.
Estes pilares são: a imitação, o espaço, a fantasia, as regras e os valores.
Também é importante definir as palavras jogo, brincadeira e brinquedo. Isto irá ajudar o professor a planejar as atividades lúdicas em sua escola:
v Brincadeira: é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. As brincadeiras mais comuns são casinha, de príncipes e princesas e super-heróis. A brincadeira pode ser tanto coletiva quanto individual.
v Brinquedo: é o suporte da brincadeira, ou seja, bolas, bonecas carrinhos e etc. Os brinquedos podem ser considerados estruturados e não estruturados. Estruturados são os que estão prontos. Os não estruturados são aqueles são aqueles que não são industrializados, são objetos simples como sucatas, varetas ou pedras, que nas mãos das crianças adquirem novo significado, passando ser um brinquedo.
v Jogo: A compreensão do jogo esta associada tanto ao brinquedo quanto à brincadeira. È mais estruturada e tem mais regras. È utilizado por adultos e crianças, e os jogos mais comuns são os de mímica, de cartas, de tabuleiros, de construção, de faz de conta etc.
O OLHAR DO MESTRE
O professor deve estar atento a tudo que acontece durante o brincar.
v No jogo de exercícios: observe os movimentos que as crianças fazem, o que descobrem sobre um objeto, que hábitos de investigação estão formando, que habilidades estão aprimorando e quais relações estão fazendo entre seus movimentos e os objetos que estão sendo usados.
v No jogo simbólico: observe os temas de interesse e como as lideranças se formam. Lembre que os personagens que as crianças vivenciam no faz-de-conta revelam como elas vêem os diferentes papéis que compõem as relações humanas.
v No jogo de regras: avalie a compreensão que elas têm da estrutura do jogo, que estratégias e conhecimento utilizam, se o aluno percebe a jogada do outro e como lida com o perder ou vencer.
É IMPORTANTE REGISTRAR
O registro é a melhor forma de garantir a memória do que acontece e mostrar a evolução e o perfil de cada criança.
As anotações podem ser feitas no decorrer de cada atividade ou depois. O registro após uma atividade ou um dia de trabalho permite ao educador uma reflexão que o leva a conhecer mais seu grupo de alunos, pensar sobre seus objetivos educacionais e planejar um trabalho de intervenção pedagógica possibilitando que estes mesmos alunos alcancem os objetivos desejados.
HORA DE INTERVIR
O professor pode e deve intervir nas brincadeiras, desde que dê à criança o direito de brincar como deseja. Ele pode oferecer materiais, espaço e tempo adequados para que a brincadeira ocorra movida pelo desejo, propor desafios e interagir com os alunos, mostrando, por exemplo, como brincava como era criança. Também pode intervir quando surgir algum impasse.
CUIDADOS IMPORTANTES
Nos jogos de construção os materiais devem estar organizados de forma clara, em local acessível para os alunos, que deverão guardar aquilo que utilizarem. Para os jogos simbólicos, reserve um local um lugar diferente e disponibilize fantasias, roupas, panos, caixas e brinquedos fabricados para este fim.
O local também deve ter espelhos, para que as crianças avaliem as construções de seus personagens. Sugira temas diferentes e prepare baús temáticos. No jogo de regras, as regras são determinadas no inicio.
Garanta que todas as compreendam.
*Mirtes S. L. De Meo é professora de
Educação Infantil Graduada em Pedagogia e
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